top of page
  • Foto do escritorMarcos Rodrigues

Quais são as estruturas do sistema de abastecimento de água?

A água para chegar às nossas casas passa por uma série de caminhos e estruturas. Isso se dá porque ela não é totalmente pura para o consumo humano quando retirada diretamente de um rio ou de um poço.

Esses caminhos e estruturas podem ser traduzidos como o Sistema de Abastecimento de Água (SAA), composto resumidamente por captação, adução tratamento, reservação e distribuição, e cujo objetivo é atender a uma população, beneficiando os indivíduos que a compõem.


Vamos falar um pouquinho dessas partes do SAA?


Captação


Nada mais é do que a extração da água por meio de sucção, de um manancial de abastecimento, seja corpo hídrico superficial (rios, lagos) ou subterrâneo (poços). Essa água é denominada de "água bruta" porque ainda não sofreu nenhum tipo de tratamento.

Através do processo de adução, ela é encaminhada à Estação de Tratamento de Água (ETA).


Adução das águas bruta e tratada


Aqui, entende-se como adução, o conjunto de encanamentos, bombas e demais máquinas, peças, pelas quais o transporte da água ocorre de maneira pressurizada, com o objetivo de vencer distâncias, desníveis ou barreiras naturais.


O processo de adução ocorre em duas etapas, na adução de água bruta, que transporta a água da captação até a ETA e adução de água tratada, a qual transporta a água tratada da zona de produção às zonas de consumo.


Além disso, pode ser classificada também de acordo com o tipo de energia necessária, seja por gravidade, recalque ou mista e o modo de escoamento, livre, forçada ou mista.


Tratamento


É a correção das características físicas, químicas e microbiológicas da água, de forma a torná-la adequada para o consumo humano. Ou seja, transforma a água bruta em água tratada.


Essa correção se faz nas chamadas "Estações de Tratamento de Água" (ETA), as quais podem ter vários formatos e tecnologias dispostas. Contudo, os processos comuns de ocorrem em ETAs são a coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção. Eses processos garantem a remoção dei mpurezas e microrganismos, tornando a água potável.

Os limites das concentrações de parâmetros que permeiam a qualidade da água para o consumo humano são regidos pelo anexo XX da Portaria de Consolidação nº 05/2017 do Ministério da Saúde, a qual recentemente (04/05/2021) foi alterada pela Portaria GM/MS nº 888/2021.


Reservação


É uma unidade do SAA cujo objetivo é o armazenamento de água tratada de forma a assegurar a continuidade no abastecimento através da rede de distribuição. Seu tamanho depende da população a ser atendida, bem como da localidade onde vão ser instalados.


Os reservatórios são categorizados em reservatórios enterrados, apoiados ou elevados, dependendo de seu posicionamento em relação ao solo. Os reservatórios podem ser executados de diversos materiais, sendo mais comum os de concreto, aço ou fibra.


Distribuição


Parte final do SAA, é a rede de tubulações que levam a água até as unidades consumidoras. O sistema de distribuição deve garantir que a água tratada chegue em quantidade e pressão adequadas às casas das pessoas, empreendimentos, etc.

E é assim que você consegue abrir a torneira de sua casa e receber uma água tratada, límpida e pronta para uso.


Curtiu? Faça seu comentário e nos contate em caso de dúvidas!


Não deixe de conferir nosso post no Instagram:



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page